PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO PROFISSIONAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS

O Programa de Formação Acadêmico Profissional e Práticas Educativas visa discutir e aprofundar o estudo sob temas relacionados a formação de professores no âmbito da educação básica e superior. A ação interdisciplinar permite transitar nas diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar os problemas do ensino e aprendizagem nos diversos contextos, como escola, universidade e comunidade. Destacamos algumas ações desenvolvidas

 

Projeto de pesquisa: Formação acadêmico-profissional de professores: elementos constitutivos da docência no âmbito da Educação

RESPONSÁVEL: Liliane Silva de Antiqueira

RESUMO: Este projeto possui como foco investigativo a formação de professores e tem como objetivo compreender os elementos constitutivos da docência na formação acadêmico-profissional de professores no âmbito da Educação. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa e os participantes serão professores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior, além de professores da educação básica. As informações discursivas serão originadas tanto de material bibliográfico quanto produzidas por meio da utilização de um questionário. As informações produzidas serão analisadas utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva. A contribuição do projeto será a de ressignificar conhecimentos científicos sobre o processo de formação acadêmico-profissional de professores, com foco nos elementos constitutivos da docência na Educação.

 

Projeto de extensão: Propostas formativas sobre a prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo.

RESPONSÁVEL: Liliane Silva de Antiqueira

RESUMO: Este projeto aborda a temática da Educação do Campo e tem como objetivo geral desenvolver propostas formativas com professores da Educação Básica das Escolas do Campo, para compreender os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais que permeiam esse contexto. A educação do campo é uma conquista dos movimentos sociais que sempre lutaram por direitos iguais e justos. Os professores do campo enfrentam muitas dificuldades, pois a educação do campo é uma educação, muitas vezes, descriminada, desvalorizada e, desconhecida por muitas pessoas. Com a implementação desse projeto de extensão, pretende-se dar maior visibilidade a essa área, bem como, contribuir com a proposição de possíveis ações que possam fortalecer a Educação do Campo. Dentre as contribuições do projeto, está a compreensão do processo formativo desses profissionais das Escolas do Campo, bem como, a proposição de possíveis ações e políticas públicas que possam fortalecer a Educação do Campo.

 

Professoras(es) da EJA em formação continuada: conexão e construção do processo ensino e aprendizagem antes, durante e pós pandemia 

RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira

RESUMO: O presente projeto tem por objetivo criar espaços de diálogos interdisciplinares sobre a formação inicial e continuada, visando desenvolver ações pedagógicas voltadas ao processo ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a proposta surge como possibilidade a formação continuada de professoras(es) da EJA, visando a produção de conhecimentos a favor da inclusão e transformação social, numa perspectiva emancipatória dos sujeitos. O mesmo irá ser desenvolvido em etapas, nas quais, terão como viés a formação de professores e os desafios educacionais em tempo de pandemia. Neste sentido nossa proposta, alicerçada em uma educação libertadora, busca desenvolver rodas de conversa, oficinas, produção de material pedagógico, construindo relações com as (os) professoras (es) que trabalham com turmas da EJA. Por esta razão, o grupo de pesquisa FORPPE (Formação de Professores e Práticas Educativas) entende que as práticas vivenciadas são um ponto de partida para planejar o desenvolvimento de ações, envolvendo escolas e universidade. Com o desenvolvimento deste projeto esperamos contribuir para o processo de ação-reflexão-ação de forma coletiva, juntamente com as (os) professoras (es) da EJA, de forma a refletir sobre a concepção do ensino e da aprendizagem nessa modalidade.

 

Investigações sobre a prática docente na Universidade e na Escola

RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira

RESUMO: Este projeto de pesquisa de cunho qualitativo tem por finalidade apreciar os processos formativos dos professores para a mediação do ensino e aprendizagem. Neste sentido a investigação será realizada nos espaços das escolas da Educação Básica e/ou universidade. Os achados da pesquisa serão tratados a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e/ou Discurso do Sujeito Coletivo (LEFEVRE, LEFEVRE, 2005) e/ou outros métodos mais adequados. Pretende-se fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante e propor ações permeado pelo diálogo e pelo trabalho coletivo com foco no ensino e na aprendizagem. que contemplem a Universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Espera-se com as pesquisas orieundas desse projeto ampliar o olhar investigativo e crítico de professores, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam a demanda da sociedade contemporânea.

 

Escritas de processos de formação a partir de portfólios do PIBID 

RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira

RESUMO: A Universidade Federal do Rio Grande - FURG participou de todos os editais do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação a Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde seu início, houve a proposição de diferentes escritas, entre elas, o portfólio. Por meio da análise deste material, podem advir compreensões ampliadas sobre a formação acadêmico-profissional de professores e resultar em indicações e/ou alterações necessárias nos processos formativos. Nesse sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como se mostram os processos de formação registrados nos portfólios do PIBID/FURG. O espaço da investigação em que será realizada a pesquisa, de cunho qualitativo e hermenêutico, é o PIBID/FURG e o corpus da pesquisa contemplará os registros produzidos nos portfólios que foram construídos no período de março de 2009 a fevereiro de 2018. Serão analisados 74 portfólios oriundos de sete (07) sub-projetos, os quais são: Biologia, Ciencias EaD, Física, Geografia, Interdisciplinar, Matemática e Química. Pretende-se, como resultados, a produção de artigos e a organização de e-book em que estarão contempladas diferentes compreensões sobre os portfólios coletivos no PIBID/FURG.

 

Perspectivas e possibilidades de uso das tecnologias digitais nos espaços educacionais

RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira

RESUMO: As pesquisas desenvolvidas nesse projeto são de cunho qualitativo e tem objetivo investigar o uso de tecnologias digitais em espaços educacionais. Nesse sentido serão realizadas investigações a partir dos aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais que permeiam esse contexto e as informações produzidas serão analisadas pelas metodologias de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) ou Discurso do Sujeito Coletivo (LEFEVRE, LEFEVRE, 2005) ou ainda outras técnicas que se fizerem necessárias. Estas análises direcionados ao referencial teórico, permitirá aprofundar o conhecimento sobre o tema pesquisado e dar consistência aos achados da pesquisa. Além disso, deseja-se contribuir com a formação dos (as) profissionais envolvidos, explorando materiais didáticos e recursos, bem como construir atividades práticas, onde serão publicizados estudos teóricos, relatos de experiências, produção de atividades e discussão entre os sujeitos envolvidos nos espaços pesquisados. Por esta razão, a equipe do grupo de pesquisa FORPPE (Formação de Professores e Práticas Educativas) entende que as práticas vivenciadas são um ponto de partida para planejar o desenvolvimento de ações envolvendo escolas e universidades. Como resultados espera-se contribuir para a melhoria da formação docente, de forma a refletir sobre a concepção do ensino e da aprendizagem e da utilização das tecnologias digitais nos espaços educacionais.

 

A formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem: universidade e escola integradas como espaço de produção de conhecimento científico

RESPONSÁVEL: Celiane Costa Machado

RESUMO: Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos sobre a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem, no campo da Educação em Ciências articulada a Educação Matemática. Nesse contexto, defende-se o fortalecimento da parceria Universidade-Escola, a partir de ações pedagógicas conjuntas, de ensino e/ou formação de professores, que contribuam com o processo de aprendizagem e com a produção do conhecimento científico. Para tanto faz-se necessário a organização de levantamentos bibliográficos e documentais como forma de obter um panorama sobre o tema, suas lacunas e a contribuição da investigação. O projeto assume interesse na abordagem qualitativa, a partir do estudo de diferentes formas de produção e análise das informações, provenientes dos estudos em diferentes contextos educativos e níveis de ensino. Espera-se, ainda, contemplar nas investigações realizadas, temas como interdisciplinaridade, tecnologias digitais na educação e metodologias ativas.

 

Sustentabilidade na Educação Matemática

RESPONSÁVEL: Celiane Costa Machado

RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo investigar ações educativas sobre sustentabilidade na Educação Matemática. A equipe, que está vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), inserido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem como interesse tornar a Matemática uma aliada na formação de um sujeito comprometido com o meio no qual está inserido, a partir do compromisso socioambiental que a universidade possui. Para isso, a fundamentação teórica desta investigação é baseada em três pilares: Educação Matemática, Sustentabilidade e Formação de Professores. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; com relação aos procedimentos, é caracterizada como pesquisa bibliográfica. Ademais, também é uma pesquisa de campo, pois envolve dados obtidos no desenvolvimento de ações educativas junto aos participantes do estudo, que serão professores de Matemática e estudantes da Educação Básica, além de licenciandos em Matemática da FURG. As informações a serem analisadas serão obtidas por meio de mapeamentos e materiais textuais, produzidos no decorrer do projeto. Para análise das informações, será utilizado o método de Análise Textual Discursiva (ATD). As etapas de desenvolvimento da pesquisa consistem em: mapeamento de trabalhos científicos e estudos teóricos; Levantamento de ações educativas; Planejamento e desenvolvimento de ações educativas do processo formativo; Produção de material pedagógico; Produção e publicação de artigos científicos. Espera-se, com o projeto, ampliar os conhecimentos científicos sobre a temática, fomentar a discussão de políticas públicas e de formação de professores e, a partir do ensino e aprendizagem da Matemática, contribuir com a formação de sujeitos conscientes de suas ações para um mundo sustentável e comprometido com as futuras gerações.