A compreensão do grupo de pesquisa como um espaço de aprendizagem, compartilhamento e colaboração é central para a trajetória das professoras Elaine e Celiane. Esse entendimento se materializou na participação ativa em diversos grupos de pesquisa e elaboração de projetos, proporcionando acesso a diferentes estudos e leituras que enriqueceram suas perspectivas sobre variados temas. Esse processo foi fundamental para a criação do Núcleo de Estudos de Ensino e Aprendizagem de Matemática (NEEAM).

         Em conjunto, as professoras, Elaine e Celiane, que já fazia parte do Programa de Pós-Graduacão em Educação em Ciências: Química da vida e saúde (PPGEC), uniram esforços em ações de ensino, pesquisa e extensão, dando origem ao NEEAM. Este núcleo foi concebido com o propósito claro de estabelecer relações entre a universidade, a educação básica e a comunidade, estimulando o uso de conhecimentos matemáticos na resolução de situações do cotidiano.

           A ideia inicial do NEEAM foi inspirada pela visão das professoras Elaine e Celiane em criar um grupo focado em práticas educativas e com o princípio fundamental de promover ações de extensão. Essa abordagem alinhava-se perfeitamente com o propósito de conectar a academia com a educação básica e a comunidade, destacando o NEEAM como um dos principais grupos do IMEF nesse sentido.

        Desde sua formação, o NEEAM manteve firme seus princípios, mas também soube se adaptar, permitindo a integração de sujeitos de diversas áreas. Surgiram subgrupos de estudos, ampliando as possibilidades de pesquisa e abrangendo temas como Conversas com Paulo Freire, Educação Popular, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias, todos guiados pela formação de professores.

         O comprometimento das professoras não se limitou apenas à concepção e liderança do NEEAM. Durante seu percurso no PPGEC, em colegiado, vislumbraram a criação de um grupo de pesquisa com foco específico na formação de professores. Essa visão amadureceu com o tempo e, em 2016, culminou na criação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE). O FORPPE, liderado conjuntamente por Elaine e Celiane, mantém uma característica interdisciplinar que possibilita investigar os problemas de ensino e aprendizagem nos diversos espaços da Educação Básica e do Ensino Superior.

         Ao longo dos anos, o FORPPE cresceu significativamente. O coletivo, composto por 31 pesquisadores, entre doutores, mestres, graduados e graduandos, reflete a diversidade de profissionais envolvidos, sendo a maioria proveniente da Educação Básica. O grupo tornou-se um protagonista no desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, atendendo às demandas da escola, universidade e comunidade.

        Além disso, o FORPPE fortaleceu-se com o tempo, integrando-se a trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses desenvolvidas em diversos cursos. Essa integração com outros programas acadêmicos contribuiu significativamente para o avanço das pesquisas do grupo e para a formação de profissionais comprometidos com uma educação mais crítica, emancipatória e alinhada com as necessidades da sociedade. A trajetória do NEEAM, desde sua formação até sua integração e amadurecimento no contexto do FORPPE, evidencia o comprometimento contínuo das professoras com a construção de um ambiente educacional transformador.

 


 

 Histórico de pesquisadores:

Pesquisadores Titulação máxima Data inclusão Ações

Alessandro da Silva Saadi

Doutorado 11/12/2017

Aline de Lima Brum

Doutorado 08/06/2023

Celiane Costa Machado

Doutorado 03/11/2016

Cinthya Maria Schneider Meneghetti

Doutorado 26/06/2023

Daiane Ferreira Ferreira

Mestrado 03/07/2018

Denise Vieira de Sena

Doutorado 07/12/2016

Elaine Corrêa Pereira

Doutorado 31/10/2016

Flávia Luciane Pinheiro Gonzales

Mestrado 16/09/2019

Joice Rejane Pardo Maurell

Doutorado 11/12/2017

Jucet Rodrigues Bonneau

Especialização 16/09/2019

Leandro da Silva Saggiomo

Doutorado 22/11/2020

Liliane Silva de Antiqueira

Doutorado 16/09/2019

Luciana Martinez Duarte

Mestrado 03/07/2018

Maqueni Barreto Pureza

Mestrado Profissional 19/06/2017

Marilia Nunes Dall'Asta

Doutorado 03/07/2018

Odair Nunes Soares

Mestrado 16/09/2019

Sicero Agostinho Miranda

Doutorado 16/09/2019

Suvania Acosta de Oliveira Pureza

Doutorado 16/09/2019

Thaigor D'Armas Neves

Mestrado 11/05/2020

Vagner Viera de Souza

Mestrado 16/09/2019

Vanessa Silva da Luz

Doutorado 08/06/2023

 

 
Estudantes Nível de Treinamento Data inclusão Ações

Alex Antunes Mendes

Doutorado 01/09/2022

Andreina Gabrielle Santiago da Silva

Graduação 13/08/2023

Augusto Martini de Moura

Graduação 01/08/2023

Erika Vinagre Lilja

Graduação 14/07/2021

Felipi Ramiro Sobral

Mestrado 25/08/2022

Flavia Alves

Graduação 12/09/2023

Gessiele da Silva Corrêa

Doutorado 25/08/2022

Gleidson Barcelos de Souza

Mestrado 13/09/2023

Jessiéle Mendonça Arruda

Graduação 01/09/2022

Kaline Machado da Silva

Mestrado 14/09/2020

Kelen Cristina da Cruz Gervasio

Doutorado 25/09/2020

Larissa da Silva Santos

Graduação 25/08/2022

Laura Dalbosco De Avila

Graduação 01/08/2023

Leonardo Pavlak Suris

Graduação 11/08/2020

Lisiane de Pinho Coutinho da Costa

Graduação 11/07/2021

Lucas da Silva Schwarzbach

Não há formação em andamento 25/08/2022

Luismar Leão Souto

Doutorado 01/08/2023

Lupi Scheer dos Santos

Doutorado 22/11/2020

Melissa Cruz Schimieski Saadi

Graduação 12/09/2023

Renata Cardoso dos Santos

Graduação 12/07/2023

Robson Kleemann

Doutorado 16/09/2019

Solange Maria Guarda

Doutorado 22/11/2020

Yan Ballinhas Soares

Mestrado 10/09/2023