Formação acadêmico-profissional de professores: elementos constitutivos da docência no âmbito da Educação
RESPONSÁVEL: Liliane Silva de Antiqueira
RESUMO: Este projeto possui como foco investigativo a formação de professores e tem como objetivo compreender os elementos constitutivos da docência na formação acadêmico-profissional de professores no âmbito da Educação. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa e os participantes serão professores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior, além de professores da educação básica. As informações discursivas serão originadas tanto de material bibliográfico quanto produzidas por meio da utilização de um questionário. As informações produzidas serão analisadas utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva. A contribuição do projeto será a de ressignificar conhecimentos científicos sobre o processo de formação acadêmico-profissional de professores, com foco nos elementos constitutivos da docência na Educação.
Propostas formativas sobre a prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo.
RESPONSÁVEL: Liliane Silva de Antiqueira
RESUMO: Este projeto aborda a temática da Educação do Campo e tem como objetivo geral desenvolver propostas formativas com professores da Educação Básica das Escolas do Campo, para compreender os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais que permeiam esse contexto. A educação do campo é uma conquista dos movimentos sociais que sempre lutaram por direitos iguais e justos. Os professores do campo enfrentam muitas dificuldades, pois a educação do campo é uma educação, muitas vezes, descriminada, desvalorizada e, desconhecida por muitas pessoas. Com a implementação desse projeto de extensão, pretende-se dar maior visibilidade a essa área, bem como, contribuir com a proposição de possíveis ações que possam fortalecer a Educação do Campo. Dentre as contribuições do projeto, está a compreensão do processo formativo desses profissionais das Escolas do Campo, bem como, a proposição de possíveis ações e políticas públicas que possam fortalecer a Educação do Campo.
Professoras(es) da EJA em formação continuada: conexão e construção do processo ensino e aprendizagem antes, durante e pós pandemia
RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira
RESUMO: O presente projeto tem por objetivo criar espaços de diálogos interdisciplinares sobre a formação inicial e continuada, visando desenvolver ações pedagógicas voltadas ao processo ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a proposta surge como possibilidade a formação continuada de professoras(es) da EJA, visando a produção de conhecimentos a favor da inclusão e transformação social, numa perspectiva emancipatória dos sujeitos. O mesmo irá ser desenvolvido em etapas, nas quais, terão como viés a formação de professores e os desafios educacionais em tempo de pandemia. Neste sentido nossa proposta, alicerçada em uma educação libertadora, busca desenvolver rodas de conversa, oficinas, produção de material pedagógico, construindo relações com as (os) professoras (es) que trabalham com turmas da EJA. Por esta razão, o grupo de pesquisa FORPPE (Formação de Professores e Práticas Educativas) entende que as práticas vivenciadas são um ponto de partida para planejar o desenvolvimento de ações, envolvendo escolas e universidade. Com o desenvolvimento deste projeto esperamos contribuir para o processo de ação-reflexão-ação de forma coletiva, juntamente com as (os) professoras (es) da EJA, de forma a refletir sobre a concepção do ensino e da aprendizagem nessa modalidade.
Investigações sobre a prática docente na Universidade e na Escola
RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira
RESUMO: Este projeto de pesquisa de cunho qualitativo tem por finalidade apreciar os processos formativos dos professores para a mediação do ensino e aprendizagem. Neste sentido a investigação será realizada nos espaços das escolas da Educação Básica e/ou universidade. Os achados da pesquisa serão tratados a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e/ou Discurso do Sujeito Coletivo (LEFEVRE, LEFEVRE, 2005) e/ou outros métodos mais adequados. Pretende-se fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante e propor ações permeado pelo diálogo e pelo trabalho coletivo com foco no ensino e na aprendizagem. que contemplem a Universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Espera-se com as pesquisas orieundas desse projeto ampliar o olhar investigativo e crítico de professores, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam a demanda da sociedade contemporânea.
Escritas de processos de formação a partir de portfólios do PIBID
RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira
RESUMO: A Universidade Federal do Rio Grande - FURG participou de todos os editais do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação a Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde seu início, houve a proposição de diferentes escritas, entre elas, o portfólio. Por meio da análise deste material, podem advir compreensões ampliadas sobre a formação acadêmico-profissional de professores e resultar em indicações e/ou alterações necessárias nos processos formativos. Nesse sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como se mostram os processos de formação registrados nos portfólios do PIBID/FURG. O espaço da investigação em que será realizada a pesquisa, de cunho qualitativo e hermenêutico, é o PIBID/FURG e o corpus da pesquisa contemplará os registros produzidos nos portfólios que foram construídos no período de março de 2009 a fevereiro de 2018. Serão analisados 74 portfólios oriundos de sete (07) sub-projetos, os quais são: Biologia, Ciencias EaD, Física, Geografia, Interdisciplinar, Matemática e Química. Pretende-se, como resultados, a produção de artigos e a organização de e-book em que estarão contempladas diferentes compreensões sobre os portfólios coletivos no PIBID/FURG.
Perspectivas e possibilidades de uso das tecnologias digitais nos espaços educacionais
RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira
RESUMO: As pesquisas desenvolvidas nesse projeto são de cunho qualitativo e tem objetivo investigar o uso de tecnologias digitais em espaços educacionais. Nesse sentido serão realizadas investigações a partir dos aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais que permeiam esse contexto e as informações produzidas serão analisadas pelas metodologias de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) ou Discurso do Sujeito Coletivo (LEFEVRE, LEFEVRE, 2005) ou ainda outras técnicas que se fizerem necessárias. Estas análises direcionados ao referencial teórico, permitirá aprofundar o conhecimento sobre o tema pesquisado e dar consistência aos achados da pesquisa. Além disso, deseja-se contribuir com a formação dos (as) profissionais envolvidos, explorando materiais didáticos e recursos, bem como construir atividades práticas, onde serão publicizados estudos teóricos, relatos de experiências, produção de atividades e discussão entre os sujeitos envolvidos nos espaços pesquisados. Por esta razão, a equipe do grupo de pesquisa FORPPE (Formação de Professores e Práticas Educativas) entende que as práticas vivenciadas são um ponto de partida para planejar o desenvolvimento de ações envolvendo escolas e universidades. Como resultados espera-se contribuir para a melhoria da formação docente, de forma a refletir sobre a concepção do ensino e da aprendizagem e da utilização das tecnologias digitais nos espaços educacionais.
Práticas de cooperação no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de Matemática
RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira
RESUMO: Os cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais e Engenharias enfrentam altos índices de retenção e evasão nas disciplinas básicas ofertadas pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física, como por exemplo, Geometria Analítica, Álgebra Linear e as Matemáticas Básicas. Assim o programa de monitoria é fundamental no sentido de amenizar esses índices, tendo em vista que poderá contar com o apoio de um aluno como mediador entre professores e estudantes, auxiliando em atividades extraclasse em consonância com os Planos de Ensino das disciplinas. Também, salienta-se a proximidade do monitor com a pesquisa que amplia seus conhecimentos na realização de suas atividades teóricas e práticas, além da proximidade à iniciação docência.
Propostas formativos na Educação do Campo: desafios e possibilidades
RESPONSÁVEL: Elaine Corrêa Pereira
RESUMO: O presente projeto tem por objetivo criar espaços de diálogo sobre propostas formativos, visando desenvolver ações, voltadas a consolidação do direito a Educação nas escolas campesinas. A metodologia será desenvolvida em etapas, nas quais, terão como viés os processos formativos e os desafios educacionais nas concepções de Educação do Campo. Neste sentido esta proposta, busca desenvolver rodas conversa, oficinas, webinários, produção de material pedagógico, e assim, construir relações com os sujeitos que pertencem aos espaços das escolas campesinas. Com o desenvolvimento destas ações, esperamos contribuir para o processo de ação-reflexão-ação, de forma coletiva e dialogada, de forma a refletir sobre as concepções de Educação do Campo.
A formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem: universidade e escola integradas como espaço de produção de conhecimento científico
RESPONSÁVEL: Celiane Costa Machado
RESUMO: Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos sobre a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem, no campo da Educação em Ciências articulada a Educação Matemática. Nesse contexto, defende-se o fortalecimento da parceria Universidade-Escola, a partir de ações pedagógicas conjuntas, de ensino e/ou formação de professores, que contribuam com o processo de aprendizagem e com a produção do conhecimento científico. Para tanto faz-se necessário a organização de levantamentos bibliográficos e documentais como forma de obter um panorama sobre o tema, suas lacunas e a contribuição da investigação. O projeto assume interesse na abordagem qualitativa, a partir do estudo de diferentes formas de produção e análise das informações, provenientes dos estudos em diferentes contextos educativos e níveis de ensino. Espera-se, ainda, contemplar nas investigações realizadas, temas como interdisciplinaridade, tecnologias digitais na educação e metodologias ativas.
A Educação Matemática entrelaçada aos processos de Ensinar e Aprender Matemática
RESPONSÁVEL: Denise Vieira de Sena
RESUMO: Este projeto possui como tema a Educação Matemática e tem como objetivo compreender de que modo a Educação Matemática contribui para qualificar os processos de ensinar e aprender Matemática. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa. Os sujeitos serão professores, técnicos administrativos em educação, acadêmicos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, além de professores da educação básica e demais profissionais. As informações discursivas, produzidas por meio de atividades realizadas em etapas teóricas e práticas, serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva. Espera-se contribuir de forma a ampliar e qualificar os processos de ensinar e aprender Matemática em contextos da educação básica e do ensino superior.