A compreensão do grupo de pesquisa como um espaço de aprendizagem, compartilhamento e colaboração é central para a trajetória das professoras Elaine e Celiane. Esse entendimento se materializou na participação ativa em diversos grupos de pesquisa e elaboração de projetos, proporcionando acesso a diferentes estudos e leituras que enriqueceram suas perspectivas sobre variados temas. Esse processo foi fundamental para a criação do Núcleo de Estudos de Ensino e Aprendizagem de Matemática (NEEAM).

         Em conjunto, as professoras, Elaine e Celiane, que já fazia parte do Programa de Pós-Graduacão em Educação em Ciências: Química da vida e saúde (PPGEC), uniram esforços em ações de ensino, pesquisa e extensão, dando origem ao NEEAM. Este núcleo foi concebido com o propósito claro de estabelecer relações entre a universidade, a educação básica e a comunidade, estimulando o uso de conhecimentos matemáticos na resolução de situações do cotidiano.

           A ideia inicial do NEEAM foi inspirada pela visão das professoras Elaine e Celiane em criar um grupo focado em práticas educativas e com o princípio fundamental de promover ações de extensão. Essa abordagem alinhava-se perfeitamente com o propósito de conectar a academia com a educação básica e a comunidade, destacando o NEEAM como um dos principais grupos do IMEF nesse sentido.

        Desde sua formação, o NEEAM manteve firme seus princípios, mas também soube se adaptar, permitindo a integração de sujeitos de diversas áreas. Surgiram subgrupos de estudos, ampliando as possibilidades de pesquisa e abrangendo temas como Conversas com Paulo Freire, Educação Popular, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias, todos guiados pela formação de professores.

         O comprometimento das professoras não se limitou apenas à concepção e liderança do NEEAM. Durante seu percurso no PPGEC, em colegiado, vislumbraram a criação de um grupo de pesquisa com foco específico na formação de professores. Essa visão amadureceu com o tempo e, em 2016, culminou na criação do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE). O FORPPE, liderado conjuntamente por Elaine e Celiane, mantém uma característica interdisciplinar que possibilita investigar os problemas de ensino e aprendizagem nos diversos espaços da Educação Básica e do Ensino Superior.

         Ao longo dos anos, o FORPPE cresceu significativamente. O coletivo, composto por 31 pesquisadores, entre doutores, mestres, graduados e graduandos, reflete a diversidade de profissionais envolvidos, sendo a maioria proveniente da Educação Básica. O grupo tornou-se um protagonista no desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, atendendo às demandas da escola, universidade e comunidade.

        Além disso, o FORPPE fortaleceu-se com o tempo, integrando-se a trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses desenvolvidas em diversos cursos. Essa integração com outros programas acadêmicos contribuiu significativamente para o avanço das pesquisas do grupo e para a formação de profissionais comprometidos com uma educação mais crítica, emancipatória e alinhada com as necessidades da sociedade. A trajetória do NEEAM, desde sua formação até sua integração e amadurecimento no contexto do FORPPE, evidencia o comprometimento contínuo das professoras com a construção de um ambiente educacional transformador.