O grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE é integrado por pesquisadores – professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), acadêmicos da graduação e professores da Educação Básica, além de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde (PPGEC). A equipe é multidisciplinar e desenvolve pesquisas e ações de extensão na área da formação de professores, contemplando desde a Educação Básica até o Ensino Superior.  Entre as temáticas pesquisadas pelo grupo incluem-se: vivências e experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, formação inicial e acadêmico-profissional de professores de Matemática e outras áreas, interdisciplinaridade em diferentes contextos e, ainda, as aprendizagens nas disciplinas Cálculos da FURG, entre outras. O referido grupo tem como base a linha de pesquisa Educação Científica: Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa, do PPGEC.

 

Acesso ao Grupo no Cnpq

Confira aqui nossa localização:  onde estamos

Nossa sala fica localizada no IMEF - Anexo do Pav. 02 - Sala J04

Os saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica - Thaigor Darmas Neves - 2023.

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/be6e37ccb3b1743a9708acd0009cf3a3.pdf


Formação de professores: potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a educação do campo - Vagner Viera de Souza – 2019

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000013051.pdf

 
Reflexões sobre a formação profissional continuada de técnicos administrativos em educação permeada pela educação a distância - Luciana Martinez Duarte – 2018

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000012300.pdf

 

Investigação matemática e suas implicações no repensar do espaço educacional com a inserção das tecnologias digitais - Aline de Lima Brum – 2017

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011926.pdf


Percepções, sentidos e sentimentos do professor tutor na formação continuada em educação a distância - Leandro da Silva Saggiomo – 2016

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011256.pdf

 

Os saberes matemáticos no cotidiano dos pescadores artesanais das comunidades tradicionais de pesca da cidade de Rio Grande (RS) - Sicero Agostinho Miranda – 2015

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010720.pdf

 

Formação continuada de professores: um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos - Sandra Christ Hartwig – 2013

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010455.pdf

 

Reforma do Ensino Médio: Percepções dos Professores de Matemática - Rejane Conceição Silveira da Silva – 2013

https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010246.pdf 

 - TCCs

 - Dissertações

 - Teses

 - Memoriais

 - Elaine Corrêa Pereira